O Mosteiro Nossa Senhora da Paz pertence à Congregação Beneditina do Brasil e foi fundado em 21 de julho de 1974, como priorado dependente da Abadia de Santa Maria, e erigido em Abadia a 23 de maio de 1983, na cidade de Itapecerica da Serra, na Diocese de Campo Limpo, São Paulo.
A Abadia de Santa Maria, fundada em 24 de novembro de 1911, tem suas raízes na Abadia de Nossa Senhora da Consolação, em Stanbrook, na Inglaterra. A jovem Abiah, da tradicional família paulista Silva Prado, aí recebeu sua formação monástica, no início do século XX, antes de se tornar fundadora e Abadessa da Abadia de Santa Maria.



As monjas do Mosteiro Nossa Senhora da Paz são, portanto, herdeiras de uma grande tradição. Como os apóstolos conviviam com o Senhor, assim as monjas vivem para Ele, que as faz participar de sua vida divina!
As monjas fundadoras foram as abadessas eméritas Me. Dorotéia Rondon Amarante, osb (jubilar) e Me.Regina Jardim Paixão,osb, Ir.Emerenciana Rabello Jardim, osb (falecida em 27.09.1997), Ir. Maria Cruz, osb, (jubilar), Ir.Paulina de Carvalho Gomes, osb, (falecida em 10/09/2007), Ir.Mônica Castanheira, osb, (jubilar) e Ir.Maria Beatriz Rondon Amarante,osb,(jubilar).