Solenidade de Santa Escolástica

A irmã de São Bento, Santa Escolástica, é festejada de modo muito especial nos mosteiros beneditinos femininos. Considerada a primeira monja beneditina, ela se consagrou a Deus desde jovem e seguiu o irmão em Subiaco e depois em Cassino, onde estabeleceu o seu mosteiro ao pé de uma montanha. Bento descia uma vez por ano para ver a irmã. Sobre a sua vida, a única fonte histórica são os capítulos 33 e 34 do segundo livro dos Diálogos de São Gregório Magno.
Na festa deste ano, recebemos a visita do bispo emérito de Nova Friburgo e monge do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro,D.Clemente Isnard,OSB. Presidiu a Eucaristia, concelebrada por D.Plácido Guarnieri,OSB. Conversamos também com ele no Parlatório, onde pudemos admirar sua vivacidade e fortaleza aos 93 anos de idade.
À tarde, encontramo-nos com os nossos irmãos monges da Cela de São José, casa dependente da Abadia São Geraldo. A confraternização acontece anualmente nesta data, recordando a união entre os irmãos Bento e Escolástica. Os monges rezaram Vésperas conosco. Depois, reunimo-nos para um lanche, num clima de grande alegria e amizade fraterna.