Reunidos com Maria e os Apóstolos no Cenáculo Retiro dos Oblatos e Vigília de Pentecostes

“Introduzidos na Vigília de Pentecostes, irmãs e irmãos caríssimos, a exemplo dos Apóstolos e discípulos que, com Maria, a Mãe de Jesus, perseveravam em oração, aguardando o Espírito prometido pelo Senhor, ouçamos, de ânimo sereno, a Palavra de Deus. Meditemos sobre as grandes coisas que Deus realizou em favor de seu povo e rezemos, para que o Espírito Santo, enviado pelo Pai como primícias aos que crêem, leve à plenitude a sua obra neste mundo.”
Com estas palavras, Pe.Santiago Artero, LC, iniciou a Liturgia da Palavra da Vigília de Pentecostes em nosso mosteiro, precedida pelo Intróito, “Caritas Dei diffusa” – “O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo seu Espírito que habita em nós, aleluia!” (Rm 5,5; 10,11), no último dia 26 de maio às 11h15 da noite, após vivenciarmos as graças de todo o Tempo Pascal - um único dia de 50 dias.
Exatamente à meia-noite, os sinos repicavam, enquanto as monjas cantavam o Glória, seguido da Carta de São Paulo aos Romanos (8,22-27), o Aleluia, a Sequência de Pentecostes e o Evangelho Jo 7,37-39 – “Jorrarão rios de água viva em seu interior”.
Um pequeno grupo de fieis, entre eles nossos oblatos, participaram da celebração e da ceia após a Missa da Vigília.
Os oblatos estiveram reunidos em retiro durante o final de semana em nossa hospedaria, como já é costume nesta data.
Durante o sábado, nossa Ir.Ângela apresentou o tema da Fé, destacando o pedido e convocação do Papa Bento XVI no aprofundamento do tema durante o Ano da Fé. Entre as palestras: Por que meditar sobre a Fé?; Eu creio – O Catecismo da Igreja Católica – Nós Cremos – A Igreja nascida em Pentecostes; no final do dia, a paraliturgia Cenáculo com Maria e os Apóstolos.
No domingo, após a Missa Solene do Domingo de Pentecostes, também presidida pelo Pe. Santiago Artero, LC, a Mestra dos Oblatos, nossa Ir.Maria Letícia, OSB, fez algumas considerações sobre Pentecostes, bem como realizou o sorteio dos Dons e Frutos do Espírito Santo.
Ao final, receberam uma bênção de nossa Madre Martha Lùcia,OSB. O grupo agradeceu muito a possibilidade de partilhar mais uma vez das riquezas e beleza da Liturgia e de aprofundarem o conhecimento sobre as verdades de nossa fé.
Acompanhe algumas fotos das celebrações, do encontro e de nossa igreja. Desejamos a todos os nossos familiares, amigos e benfeitores que reiniciem o Tempo Comum, repletos do Espírito Santo que santifica e vivifica sua Igreja, enchendo com seus dons os corações de todos os fieis.
“Oh, Vinde Espírito Criador, as nossas almas visitai, os nossos corações enchei com vossa graça divinal” (Hino Veni Creator).