Louvor e ação de graças pelo Jubileu de 75 anos de profissão monástica de Me.Dorotéia,OSB

No dia 15 de agosto de 1937, 75 anos atrás, Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, nossa Abadessa Emérita e 1ª Abadessa do Mosteiro Nossa Senhora da Paz, Me. Dorotéia Rondon Amarante, OSB, fazia a sua primeira profissão.
Com alegria e ação de graças, celebramos hoje, 15 de agosto de 2012, seu 75º aniversário de Profissão, em Eucaristia presidida por D.Abade Luiz César de Proença,OSB, Abade Emérito do Mosteiro de São Bento de São Paulo. Em bela homilia, D.Abade Luiz destacou o valor do silêncio em nossa vida. “Devemos aprender a silenciar se desejamos uma vida contemplativa, de escuta, viver interiormente o encontro com Deus”, disse. Também valorizou a vida de entrega de Me.Dorotéia ao Senhor, na vida monástica e pelo Mosteiro Nossa Senhora da Paz.
Me.Dorotéia entrou na Abadia de Santa Maria com 19 anos de idade, em 30 de janeiro de 1936. Filha de D.Aracy Rondon Amarante e Dr. Emanuel Silvestre Amarante e neta do Marechal Rondon, nasceu em Paris, na França. Seus pais retornaram ao Brasil logo depois de seu nascimento. Conviveu com a Madre Fundadora da Abadia de Santa Maria, Me. Gertrudes da Silva Prado,OSB, sendo designada por ela para ajudar na fundação do Mosteiro Santa Escolástica, na Argentina, vivendo neste país por quase três anos. Notável artista,foi responsável pelo impulso no trabalho artesanal do Mosteiro. Fez parte do grupo das fundadoras do Mosteiro Nossa Senhora da Paz, sendo designada pela Abadessa da Abadia de Santa Maria, Me. Rosa de Queiroz Ferreira,OSB, como Prioresa. Em 1983, quando o Mosteiro foi erigido em Abadia, tornou-se a 1ª Abadessa. Graças a sua dedicação viu a comunidade florescer no trabalho pelo Reino de Deus, através da vocação beneditina.
Rendamos graças a Deus pela vida e presença entre nós de nossa querida Me.Doroteia, aos 96 anos de idade, 76 anos de entrada no mosteiro e 75 de profissão! Que o Senhor continue fazendo desse belo ocaso de sua longa vida, um hino de louvor ao Pai, unido ao Seu louvor de Filho, na unidade do Espírito Santo! Soli Deo placere!
Veja algumas fotos de Me.Doroteia na Abadia de Santa Maria e no Mosteiro Nossa Senhora da Paz (as últimas são de seu aniversário de 95 anos, em 27 de fevereiro de 2011).