VÉSPERA DA SOLENIDADE DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO
Profissão Solene e Consagração Virginal de Ir.Maria Elisa de Oliveira,OSB


A cerejeira floriu e o sol reapareceu após dias chuvosos! O Senhor presenteou-nos com os dons de sua criação em dia de festa e alegria para nossa comunidade.
Na tarde do sábado ensolarado, 29 de junho, Véspera da Solenidade de São Pedro e São Paulo, nossa Ir. Maria Elisa, osb, fez sua Profissão Monástica Solene e recebeu a Consagração das Virgens, na Eucaristia presidida pelo Abade Presidente da Congregação Beneditina do Brasil e Arquiabade do Mosteiro de São Bento de Salvador, Bahia, D.Emanuel D´Able do Amaral,osb, e concelebrada por sacerdotes de nossa Diocese, monges e Legionários de Cristo.
Em sua homilia, D.Arquiabade Emanuel recordou a beleza desta cerimônia que insere a monja na tradição da Consagração das Virgens nos primeiros séculos da Igreja. Tradição que não foi rompida pelas monjas beneditinas. O mistério de uma entrega total ao Senhor, no serviço e no amor.
Muitos familiares e amigos, religiosas, monges, membros do Movimento Focolares estiveram presentes. A Abadessa Emérita do Mosteiro de Nossa Senhora das Graças, Madre Estefânia Vieira,osb, também nos alegrou com sua presença.
Em sua profissão solene, a monja promete estabilidade, conversão dos seus costumes – que inclui os votos de pobreza e castidade -, e obediência, em nosso Mosteiro, segundo a Regra de São Bento e as Constituições aprovadas pela Santa Sé, nas mãos de nossa Abadessa Madre Martha Lúcia,osb.
Ir.Maria Elisa é mineira, natural de Virginha, mas residiu muitos anos na cidade de Cruzeiro. Foi membro do Movimento Focolares e após um período de experiência em nosso mosteiro, “encontrei o meu lugar”, como ela mesmo diz. A celebração do dia 29 coroou sua busca e o feliz encontro com o Senhor, como monja beneditina e Esposa de Cristo.