Simpósio "40 Anos de Fundação do Mosteiro Nossa Senhora da Paz"

Dentre as comemorações para celebrar os 40 anos de fundação do Mosteiro Nossa Senhora da Paz, no próximo dia 21 de julho, nossa comunidade organizou internamente um Simpósio e uma Exposição para fazer memória do acontecimento e homenagear nossas fundadoras.
O Simpósio aconteceu de 30 de junho a 3 de julho. A primeira Nossa Senhora da Paz, pintada em nossa igreja pelo artista sacro e nosso oblato, Cláudio Pastro, em 1984, foi reproduzida e exposta como pano de fundo das conferências.
Na Abertura, nossa Madre Martha Lúcia recordou que “a lembrança é a memória do coração”. “Estarmos sempre lembradas dos grandes feitos e das maravilhas realizadas na história de nossa fundação é mantermos acesa a chama que ardia no coração de nossas monjas fundadoras”, disse.
A conferências foram as seguintes: “Origem do Mosteiro”, por Ir.Maria Cruz,osb; “O Nosso Universo – Estudo feito pelas monjas fundadoras”, por Ir.Mônica Castanheira,osb; “Os Co-fundadores: D.Abade Joaquim Arruda Zamith,osb e e D.Estevão Bettencourt,osb”, por Ir.Elisabeth Cecília de Oliveira,osb e Ir. Ângela Nunes das Neves,osb; “Madre Rosa Queiroz Ferreira,osb: 2ª Abadessa da Abadia de Santa Maria e fundadora de nosso Mosteiro”, por Me.Regina Jardim Paixão,osb; “Madre Dorotéia Rondon Amarante,osb, nossa 1ª Abadessa”, por Ir.Maria Luíza Freire,osb.Pudemos acompanhar uma história de desafios, tenacidade, fidelidade e vitórias, sempre envolvida pelo amor e graça de Deus, “In Viam Pacis”, no caminho da paz (lema de nosso mosteiro).