Conferência de Cláudio Pastro
Artista sacro e oblato do nosso mosteiro fala sobre "Mistagogia do Espaço"


No dia 8 de julho, o artista sacro e oblato de nosso Mosteiro Cláudio Pastro (Ir.Martinho,obl.osb), proferiu a palestra “Mistagogia do Espaço”, para nossa comunidade, dentro das comemorações dos 40 anos de nossa fundação. Ele que conheceu o mosteiro ainda em 1975, ressalta a amizade fraterna com nossa comunidade, de modo especial, Madre Doroteia, e acompanha nossa história, presente através de suas várias obras, de modo especial, as pinturas do Pantocrator, Nossa Senhora da Paz e São Bento e Santa Escolástica na igreja.
Em sua conferência, Cláudio destacou o sentido da mistagogia que nos conduz para dentro do mistério e que o espaço é o lugar deste acontecimento. “Não é o lugar que santifica, mas sim o que se dá no espaço que santifica o espaço e os que dele participam”.
Ainda acrescentou que “a celebração da liturgia determina o espaço cristão – a Igreja visível é imagem do Invisível. O espaço é crístico e serve à pessoa e à comunidade celebrante. O Altar é o coração do Corpo Místico e o Ambão o “omphalo” (umbigo) desse mesmo corpo. Eis o eixo de orientação para o cristão e sua comunidade.”
Ao final, apresentou um vídeo com suas obras realizadas nos últimos 10 anos.