Visita de Père Bernard-Marie van Caloen, monge trapista de Mont-des-Cats, França

Na quarta-feira, 25 de março, Solenidade da Anunciação de Nossa Senhora, o monge trapista Père Bernard-Marie van Caloen, da Abadia de Mont-des-Cats, na França, visitou o nosso mosteiro. Professor de história monástica e responsável pela fábrica de produção de queijos em seu mosteiro, Père Bernard-Marie é sobrinho bisneto e biógrafo de Dom Gerardo van Caloen, co-restaurador da Congregação Beneditina do Brasil, no final do século XIX. D.Gerardo, monge beneditino, abade e bispo, participou da fundação das abadias beneditinas de Maredsous,Mont-César, Saint-André, na Bélgica e Santo Anselmo, em Roma. Foi enviado ao Brasil para ajudar na restauração da vida monástica beneditina em nosso país, juntamente com Frei Domingos da Transfiguração Machado, do Mosteiro de São Bento, da Bahia.
D.Prior Bernardo Schuller,osb, do Mosteiro de São Bento de São Paulo, presidiu a Eucaristia, concelebrada por D.Bernard-Marie. Logo em seguida, em um encontro com a comunidade, deu notícias sobre seu mosteiro, vocação e a biografia de Dom van Caloen, escrita por ele.
Père Bernard-Marie está visitando diversas comunidades monásticas no país. Depois de passar por Rio de Janeiro e São Paulo, segue para Salvador e Olinda. Também ficará alguns dias no Mosteiro de Nossa Senhora do Novo Mundo, comunidade dos monges trapistas em Campo do Tenente (PR).