“A ociosidade é inimiga da alma; por isso em certas horas devem ocupar-se os irmãos com o trabalho manual, e em outras horas com a leitura espiritual.” (Regra de São Bento 48,1)

A comunidade é uma família de cujo trabalho todas participam. O trabalho, entre outros valores, é uma das expressões da busca de Deus, fator de equilíbrio da pessoa humana, instrumento de ascese e testumunho evangélico de pobreza.
São Bento estabeleceu dois pólos em torno dos quais gravita a vida dos mosteiros: oração e trabalho.
Sendo assim, as monjas alternam sua vida de oração com o trabalho – ORA ET LABORA -, que lhes possibilita a subsistência e a partilha com os mais pobres.
Procuram fazer dos trabalhos manual, intelectual ou artístico, um prolongamento da obra do Criador, uma contribuição pessoal à realização do plano da Providência e um meio de desenvolvimento de suas faculdades humanas.

Trabalhos a que se dedicam:
“Os monges serão verdadeiramente monges se viverem do trabalho de suas mãos”. (RB 48,8)

Artesanato

Cerâmica: esculturas, presépios, cruzes, cálices
Ícones
Chaveiros e medalhas
Cartões artísticos para Natal, Páscoa e outras ocasiões.



Especialidades

Truffas, pão de mel, sonhos de amêndoas

CATEQUESE
Irmãs colaboram na formação catequética de crianças e jovens da região, para os sacramentos do Batismo, Primeira Eucaristia e Crisma.


CASA DE NAZARÉ

Assistência espiritual e material às famílias carentes da região. Além da assistência material, com a distribuição de alimentos todas as terças-feiras às famílias carentes cadastradas, também auxilia na formação espiritual e moral dos que aí buscam ajuda. De um grupo orientado por Ir. Gertrudes Arvelos, osb, surgiu a Comunidade Santa Escolástica, pertencente à Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres, no Parque Santa Adélia, em Itapecerica da Serra, SP.